Search This Blog

Posted by : Karen Oswald terça-feira, 7 de junho de 2011

 Ouvi dizer que antigamente, não existia a palavra "prioridade", nem mesmo a sua aplicação. Os individuos dividiam-se em multiplos afazeres, e de forma desordenada dedicavam-se aleatóriamente ao que deveria ser feito. Assim obtinham seus resultados. Posso presumir que a palavra "urgente" e o termo "pra ontem" também não eram conhecidos nesta época. Atrevo-me a imaginar como seria o mundo contemporâneo se ainda não tivessem sido descobertas tais expressões.

 Bendita seja a "teoria da evolução da espécie", que se repete ciclicamente, com todos nós, seres vivos. Ao passo que os neandertais desenvolveram a capacidade de andar e se relacionar, para dar lugar aos "homo sapiens", o homem do século 20 desenvolveu a capacidade de separar o "pensar" do "fazer", enquanto os mais jovens transformaram a capacidade de se relacionar em um meio de se esconder.  Me pergunto que outras alterações morfológicas ainda estão por vir, para estarmos adaptados a esta nova etapa evolutiva. Evolutiva?

 Vivemos em um caos social e corporativo que nos cobra cada vez mais em menos tempo;e ao qual nos adaptamos sem perceber. Criamos métodos para conseguir ler os e-mails no transito e passar na lavanderia na hora do almoço, corremos para arrumar o cabelo no intervalo entre a saida do trabalho e a aula. Ficamos menos tempo com nossa família e quase não vemos nossos amigos. Falamos ao telefone ao invés de dar um abraço, e usfruimos com frequencia da impessoalidade do e-mail e agora das redes sociais, para trocar carinho com as pessoas que gostamos. O "quero te ver" se transformou em "me adiciona aí".

 Vocês devem estar pensando que minhas críticas são à velocidade que o mundo esta girando e ao que chamei, carinhosamente, de "caos social e corporativo" não é mesmo? ERRADO. Eu adoro este ritmo de agora, porque ele nos exige mais, faz com que sejamos melhores, mais atentos e mais ágeis. Que pela falta de frequencia, aproveitemos melhor o tempo que passamos com quem amamos, que tenhamos mais qualidade em nossas atitudes. Isso é o que somos cobrados a fazer, mas nem sempre o que fazemos. Na verdade, o que quase nunca fazemos. O que chamo a atenção e critico com o texto de hoje, é a bagunça de nossas escolhas.

 Voltemos a história da prioridade. No dicionário Aurélio está escrito, com outras palavras, que prioridade é definir algo ou alguém como "o primeiro", escolher um tendo que preterir a outro. E na prática é extamente isso que significa. Priorizar é quase como separar o que é mais importante do que pode esperar mais um pouquinho. E na minha opinião esta seleção é feita de forma intrínseca, e não genérica. Maslow e sua pirâmide que me perdoem, mas as pessoas não escolhem de acordo com suas necessidades e sim de acordo com as necessidade alheias que precisam satisfazer, porque foram ensinadas que assim, conseguirão tudo aquilo almejam.

Há quem diga que a prioridade foi inventada pelo Bill Gates, para separar o e-mails que mereciam resposta dos que seriam apagados sem leitura, o que é uma ótima teoria. E embora não esteja escrita a palavra prioridade nos livros sagrados de cada religião, esta presente nas citações de "acima de tudo", "sobre todas as coisas" e assim em diante. Penso que existia antes e existe agora, mas é um termo defeituoso e precisa ser revisto. O que está errado não é "o que" e sim o "como". Escolher entre seu almoço e um relatório não quer dizer que você escolheu um e deixou de lado o outro, mas que você irá almoçar primeiro e depois fará o relatório. E também que você tem grandes chances de ser o próximo a ser demitido, segundo o @gohorseprocess. Brincadeiras a parte, as pessoas tem medo de preterir, porque entendem este ato de forma pejorativa.

Assim, tenho duas novidades para você:

1 - Você não é Deus, sério, mesmo que se esforce muito, nunca será. Será sempre você mesmo, com suas habilidadades e limitações.


2 - Não. Ainda não existe tele-transporte. E você também não pode voltar ao passado e nem visitar o futuro, Lost já acabou.

Então não tente fazer tudo, ESCOLHA. E não deixe de fazer tudo, ESCOLHA.

Planejamento é o que complementa a prioridade, quem não planeja não sabe priorizar, e isto não é brincadeira. Não falo com a experiência de alguém que faz isso de olhos fechados, e sim com todas os anseios de quem está aprendendo a exercitar esta nova habilidade e usufruir deste conceito de uma forma mais apurada, utilizando ferramentas como a comunicação simples e a colaboração.

Por hoje é isso, espero não tê-los entediado e garantidos alguns sorrisos.
+++vibes galera! Até a o próximo post.

;D

Leave a Reply

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

Quem sou eu

Minha foto
"Se o que sou é também o que escolho ser, aceito a condição."
Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Quem veio esse mês?

- Copyright © Objetivos Maiores -Objetivos Maiores- Powered by Blogger - Designed by Leka Oswald -