Search This Blog
- Back to Home »
- Carreira , Comportamento , Crescimento; Gestão Pessoas , Criatividade , Simplicidade; Questionamento »
- Eu faço diferente...
Posted by : Karen Oswald
domingo, 20 de novembro de 2011
Tem dias que consomem a gente, são tantas situações que parecem desgastar de forma fisica. Todos os dias eu dou tudo que tenho, sou inteira em qualquer coisa que eu faça. Olho para todos os lados, penso em todos os detalhes. Sempre soube o preço que isso teria, sempre estive disposta a pagar alto. Estou SEMPRE disponível para todos, acessível a qualquer solicitação. Me importo com as atividades das pessoas, considero todo o tipo de fatores que possa influencia-las e na motivação para realizar o que precisa ser feito. Sei que pessoas, acima de recursos, são pessoas, e lhes dou esta prerrogativa, em toda ação ação que eu planeje.
Tenho que ter olhos nas costas para não perder um só histórico. Ouvidos biônicos que sejam capazes de ouvir aquilo que ninguém esta dizendo. Uma bola de cristal para prever e é claro uma máquina do tempo para alterar o futuro.Mas que baita diferencial né? Nada, hoje em dia todo mundo tem que ter isso; se não tem, desenvolve ou fica fora. Acredito que o verdadeiro plus, para você competir hoje em dia tem três grandes pilares: CRIATIVIDADE, QUESTIONAMENTO e SIMPLICIDADE.
Tem gente que pensa que CRIATIVIDADE é um dom, que poucos nascem com ela e os que nascem são donos do mundo. BULLSHIT! É unica e tão somente a criatividade que faz as coisas girarem, que transforma o mundo. E se fosse um privilégio de poucos bem nascidos, não teriamos tanta inovação um processo tão veloz de disseminar a informação.
E daí né? O que você que é operador de retroescavadeira vai fazer com a criatividade, não é mesmo? Já pensou se um dentista resolve ser criativo com os meus dentes?! Não né! Daí que tem profissões que possibilitam a pessoa ser criativa e outras simplesmente não. ERRADO! Outra grande mentira, inventada pra manter você na sua zona de conforto e impedi-lo de sair do cercadinho que te sujeita a cambiar as horas do teu dia por alguns trocados celetistas.
Toda pessoa em toda profissão tem o poder e o dever de ser criativa em qualquer que seja o seu ofício. Mas tem uma grande ferramenta que você deve possuir para se habilitar, o QUESTIONAMENTO. Não são as respostas, pensa bem. As pessoas, por algum motivo vem a mim pensando que eu sempre tenho todas as respostas. ERRADO de novo. O que eu tenho são todas as perguntas. Perguntas que meu instinto questionador não cala, que não cessam. Então, são sempre as perguntas que mudam o mundo, assim eu penso.
A única diferença, é forma que cada alternativa profissional te pede a criatividade, e cuidado; ser criativo não é colocar um botão a mais, uma cor diferente e dizer que é novo. Vejo muito "cara pálida" por aí com aquele velho discurso: "Pra que eu vou reinventar a roda?" ao mesmo tempo em que segura nas mãos uma "roda quadrada". E é aí que entra o nosso terceiro pilar (mas de igual importância), a SIMPLICIDADE. As vezes é uma olhadinha para o lado, e você percebe que com um toque de tela consegue encurtar kilometros, que um café da manhã com seus assistentes é capaz de produzir mais que 4 horas em frente a uma tela. Não dá pra negar, o mundo está "ágil", o ciclo de vida de tudo está ficando menor. São as coisas simples que transformam as culturas, as coisas complicadas caem em desuso, no exato momento que começam a consumir tempo, sem agregar benefícios.
Então trate de questionar os processos como são, as pessoas como agem e acima de tudo, seus habitos, sua rotina. Seja critivo, sem ser burocratizador, crie coisas simples, facilite, agilize. E aí sim poderá dizer: Eu faço diferente!
É isso aí, galera!
Tenham uma semana, ousem.
;D ;**