Search This Blog
- Back to Home »
- Pelas coisas certas...
Posted by : Karen Oswald
quinta-feira, 17 de novembro de 2011
Sou do tempo em que se tinha palavra. E você podia colocar sua vida em jogo pela palavra das outras pessoas.Mas que besteira não é mesmo? Aqui estamos falando de honra, e esta é uma coisa que esta desuso.
Sei que os valores hoje em dia, não são mais os mesmos com os quais fui criada e trouxe para minha vida.
Sei que as coisas mudaram, hoje em dia filhos batem nas mães e alunos nos professores. A vida é toda encaixotada, enlatada ou engarrafada. Princípios são medidos pelo efeito, ou impacto em relação aos interesses pessoais de cada um, ou seja, são de uma flexibilidade, que para uma pessoa como eu é dificil de entender.
Não é o fato de as pessoas não admitirem seus prórprios erros, o que mais me espanta. E sim o pleno uso do "improviso" para transferir a responsabilidade destes a outras pessoas. Esse é um principio que eu trago da infancia, da relação com minha familia e amigos. E penso que realmente é algo que se aprende em casa.
Não condeno a moral de ninguém, afinal cada um é livre para interpretar e bem utilizar a "ética" a sua própria maneira. O que perturba é nos acostumarmos a esperar isso das outras pessoas, ao invés do contrário.
Vejo que o "valor da palavra" e a "importância da honra" foram substituidos por outras medidas, numericas, em moeda corrente ou estrangeira. Boas pessoas, são também bons profissionais, já no contrário não acredito.
Nessas horas tenho saudade dos desenhos animados, que na minha época ensinavam que o Jerry era mau e não ia para céu toda vez que morria, por conta das maldades que fazia para o Tom. Besteira ou pieguice, não vejo isso hoje em dia, e sim ensinarem as crianças a ser cada vez mais competitivas e valorizar mais os bens materiais. Também acredito que bons pais, são antes de tudo boas pessoas.
Chamemos de revolta ou desabafo, o fato é que alguém precisa olhar pra isso, em si mesmo para que as verdadeiras mudanças sejam possíveis. Começo por mim. E que meus olhos possam sempre brilhar pelas coisas certas.
Boa tarde!
;D ;**
...me encontrei neste texto, porém não concordo que cada um possa interpretar e utilizar a ética a sua maneira, pois a ética independe de ponto de vista ou conveniência é o que é. Mas sou solidária as tuas inquietações, sinto saudades da época em que quem não tinha ética e moral ainda tinha pelo menos vergonha ou medo de ser excluído e de não ser tolerado pelos outros e também de quando pessoas com ética e escrúpulos não eram vistas como idiotas e "certinhos"...bons tempos...
ResponderExcluirCarla Su! Concordo plenamente contigo! Quando falei da interpretação e uso da moral, vou te indicar um cara muito bom, chama Mario Sergio Cortella, vou postar um video dele aqui...
ResponderExcluirBjos e saudade de você!
;D ;**